top of page

Você sabe as diferenças entre óleo vegetal e óleo essencial?

Atualizado: 31 de jan. de 2023

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre óleo essencial VS óleo vegetal e como utilizá-los de maneira segura e eficaz. Se você é uma delas, siga o fio para aprender de uma vez por todas. : )



“De propriedades anti-inflamatórias, passando pela proteção de doenças cardíacas até os melhorias relacionados à saúde cerebral, o uso de óleos vegetais e essenciais traz muitos benefícios para a saúde e bem-estar.”

_________________

ÓLEOS VEGETAIS


São mais viscosos e não possuem aroma acentuado, muitos podem ser ingeridos e são utilizados na culinária. Alguns são muito importantes para a alimentação diária, pois são fontes de vitaminas e ômega 3.


Também são utilizados como “óleos carreadores”, ou seja, diluem óleos essenciais. O óleo vegetal “carrega” o essencial, pois estes são muito concentrados e voláteis, podem causar irritações na pele.


Entre os óleos vegetais existem diferenças. Alguns são muito conhecidos pela utilização em cosméticos e outros pelo uso na culinária. Na área de cosméticos são muito usados para dar propriedades hidratantes e serem fontes de sais minerais e vitaminas.



Essas diferenças de uso se dão pelas variedades de vitaminas, ácidos e minerais encontrados em cada tipo de óleo vegetal, que consequentemente alteram suas propriedades.


Uma das maneiras de categorizar os óleos é o "grau de comedogenicidade". Comedogenicidade é o termo usado para designar a capacidade de uma substância de obstruir poros


ácido oleico e acido linoleico


Porcentagem de ácidos graxos presentes nos Óleos Vegetais

ÓLEO VEGETAL

ÔMEGA 3

ÔMEGA 6

ÔMEGA 9

- Abacate

---

10-15%

45-75%

Baru

Gergelim

Germe de Trigo

7%

Jojoba

----

0,1%

71%

Rosa Mosqueta

36%

44%

16%

Semente de Uva

1%

68%

16%



___________________

ÓLEOS ESSENCIAIS


Famosos pelo aroma agradável, são menos viscosos e mais voláteis, evaporando mais facilmente.

Os óleos essenciais em geral não devem ser ingeridos (a depender de recomendação médica) eles podem causar dores no estômago e até náuseas.

São amplamente utilizados em produtos como aromatizantes e também na área de aromaterapia. Alguns óleos possuem propriedades antibacterianas, antiinflamatórias e (todos são) antifúngicos, tendo um uso a mais em cosméticos, como conservantes.

Alguns equipamentos utilizam os óleos essenciais como aromatizantes, purificadores e higienizantes do ar.

Fonte: ecycle.com


Agora, que você já sabe a diferença, que tal nós fazer uma visita e conferir de perto os produtos da @terra_flor_aromaterapia?


Aguardamos vocês aqui na loja! 💚











13 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page